O principal objetivo deste Blogue é dar a conhecer as diversas áreas de intervenção de um Terapeuta da Fala e qual o seu trabalho nas mesmas.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Dia Mundial da Motricidade Orofacial

Hoje celebra-se o 1º Dia Mundial da Motricidade Orofacial. 

Este dia foi criado com o objetivo de consciencializar a população em geral sobre os cuidados a ter para evitar alterações nas funções orofaciais. Sendo assim, deixo-vos, de seguida, com algumas das perguntas mais frequentes relativas a esta área de intervenção do Terapeuta da Fala e as respetivas respostas.



O que é a Motricidade Orofacial (MO)?

A MO é uma área responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico e estudo da musculatura dos lábios, língua, bochechas e face, bem como das funções que se relacionam com estas, designadas por funções estomatognáticas (respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala). Esta privilegia  então, não só a reabilitação destas funções (quando há o seu comprometimento), mas também a sua melhoria (estética facial) e, até mesmo, a prevenção (de forma a que os problemas não surjam).

É uma área vasta de atuação, pelo que deveremos ter em conta a importância do trabalho de equipa, recorrendo não só ao Terapeuta da Fala, mas também a Dentistas, Neurologistas, Otorrinolaringologistas, Fisioterapeutas, Terapeutas Ocupacionais, Nutricionistas, Enfermeiros, Psicólogos, entre outros.

Mas qual a ligação entre a Terapia da Fala e a Alimentação (mastigação/deglutição)?

Inicialmente, através da sucção e, posteriormente, da mastigação, toda a musculatura orofacial é exercitada, promovendo todo o crescimento e harmonia estrutural, quando não se observam alterações na sua funcionalidade. Verificamos, desta forma, que os músculos responsáveis pela alimentação, serão responsáveis, mais tarde, pelo ato motor da expressão da linguagem - a fala. Ou seja, se houverem alterações musculares relacionadas com a alimentação poderão ocorrer, mais tarde, alterações de fala. Assim, podemos verificar a ligação entre a alimentação e a fala, bem como a importância da intervenção do Terapeuta da Fala nas mesmas.

Atualmente, ouve-se falar na Terapia da Fala relacionada com a Estética, qual esta ligação?

Inevitavelmente, as expressões faciais causam rugas, estando estas diretamente relacionadas com a musculatura orofacial. Desta forma, o Terapeuta da Fala poderá aprimorar as funções estomatognáticas, anteriormente referidas e, manipular a musculatura facial, abarcando desta forma uma melhoria a nível estético (suavização das rugas de expressão).

Então, quais os principais problemas referentes à MO na qual deveremos procurar a ajuda de um Terapeuta da Fala?

- Dificuldades de alimentação (sucção, mastigação, deglutição, recusa de certas texturas/temperaturas/consistências de alimentos), desde o recém-nascido ao idoso;
- Maus hábitos orais ("chuchar no dedo", "roer as unhas", "língua entre os dentes");
- Respiração oral;
- Avaliação e, caso necessário, reabilitação das funções orofaciais em caso de tratamentos ortodônticos, de forma a que não haja recidivas após retirar o aparelho;
- Disfunções a nível da Articulação Temporomandibular;
- Paralisias faciais;
- Fendas palatinas;
- Estética Facial (Assimetria facial, rugas de expressão);
- Roncopatia (ressono);
- Apneia Obstrutiva do Sono;
- Queimaduras a nível do pescoço e da face;
- Traumas faciais (causados por acidentes de trânsito, de trabalho, quedas, agressões e etc.).



Este ano, o tema selecionado para este dia foi "Respirar: já parou para pensar?", de forma a que surja uma reflexão acerca da importância da respiração nasal.

Podemos então refletir sobre a importância da respiração nasal, pois para além de esta aquecer, humidificar e filtrar o ar que respiramos, proporciona a correta postura, movimento e função de toda a musculatura. Sabia que a respiração oral, pode trazer várias consequências a nível da estética facial? do sono? da alimentação? da aprendizagem? da postura corporal? na audição? na voz?
Pode ler mais sobre o tema na publicação "", no link que se segue:
http://terapiadafalamadeira.blogspot.com/2012/02/respiracao-oral-e-terapia-da-fala.html


A todos, um feliz dia!

Sem comentários:

Enviar um comentário