O principal objetivo deste Blogue é dar a conhecer as diversas áreas de intervenção de um Terapeuta da Fala e qual o seu trabalho nas mesmas.

segunda-feira, 13 de maio de 2013

VI Congresso Nacional da APTF



Após participar no VI Congresso Nacional da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala, dou por mim a pensar no quão bela é a nossa profissão, “Terapeuta da Fala”, muitos foram os conhecimentos adquiridos e partilhados, todavia, a reflexão salientou-se.

Terapeuta da Fala, como tento sempre explicar a toda a gente, não é apenas um profissional que ajuda as pessoas com problemas de fala e/ou linguagem, é muito mais do que isso.

O Terapeuta da Fala para além destas áreas de intervenção tem muitas outras, como a voz, a motricidade orofacial, a comunicação, a deglutição, a leitura e a escrita. Certo é que Terapia da Fala não é o nome mais adequado para o nosso trabalho, contudo torna-se muito difícil encontrar um nome que englobe todo o trabalho e todas as áreas de saber deste profissional.

Esta torna-se cada vez mais, na minha opinião, uma profissão prazerosa, misteriosa, desafiante, gratificante, na qual o gosto em ir trabalhar e fazer com que as pessoas tenham novas oportunidades na vida não desaparece. Ajudamos uns a se expressar, outros a descodificar, uns a se alimentar, outros a respirar e, por vezes, apenas em questões estéticas e, é tão gratificante quando observamos os resultados desejados e, mais gratificante ainda, quando a evolução é reconhecida por todos. 

Agora perguntam vocês, mas o que tem essa profissão de tão bonito?

Já imaginaram o sufoco de não conseguir se expressar? De não compreender o que lhe dizem? De não conseguir se alimentar diante quem mais gosta? De apresentar alterações funcionais a nível facial e oral? Nós não só ajudamos a resolver esses problemas como também os prevenimos e, com certeza ajudamos o utente a ser feliz.

É este o meu gosto pela Terapia da Fala (que bem podia ser Terapia da Comunicação, Terapia da Alimentação, Terapia da Audição, Terapia Miofuncional Oral, Terapia da Linguagem Oral e Escrita, Terapia Vocal, etc etc etc), o prazer que dá-me ao exercer a minha profissão pois, mesmo com a necessidade contínua de formação, mesmo com o tempo gasto a preparar consultas, avaliações, relatórios, atividades e todas as outras tarefas que nos “roubam” algum tempo, o que interessa mesmo é que somos capazes de ajudar alguém a expressar o que sente, o que quer, as suas opiniões, a compreender o que lhe foi dito, a ultrapassar problemas académicos, a melhor toda a sua comunicação, a usufruiu de alimentação por via oral sem qualquer prejuízo e em muitos muitos outros aspetos. E quando esses objetivos são alcançados, todo o esforço, toda a dedicação, todo o percurso académico e profissional, tudo ganha valor, tudo vale a pena.

Espero então que, um dia mais tarde, a Terapia da Fala não seja encarada apenas como uma área da saúde ou da educação que ajuda na linguagem e na fala, mas sim como uma arte capaz de corrigir a funcionalidade da zona oral, facial e cervical, bem como adequar toda a comunicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário