O principal objetivo deste Blogue é dar a conhecer as diversas áreas de intervenção de um Terapeuta da Fala e qual o seu trabalho nas mesmas.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A Terapia da Fala e o Desporto

O trabalho do Terapeuta da Fala com monitores de desporto/atletas
Como já referi anteriormente, o Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas, ao nível da fala e linguagem assim como alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva, oromuscular, respiração, deglutição e voz.

Com monitores de desporto a Terapia da Fala tem dois focos principais de atuação:
· Voz;
· Motricidade Orofacial.

A voz deve ser relacionada com a saúde geral do indivíduo, pois todo o corpo participa na sua produção. Daí a importância da necessidade de consciencialização no que diz respeito à saúde vocal.

Tanto os monitores desportivos como os praticantes utilizam a voz para a comunicação. São propícios a desenvolver patologias vocais, devido à necessidade de falar alto. Daí ser importante que a voz seja trabalhada, sendo possível usá-la sem causar danos, evitando abusos e maus usos vocais.

Então, cabe ao Terapeuta da Fala ensinar técnicas de projeção vocal com um esforço mínimo e máximo rendimento, trabalhar a coordenação respiratória com a fala e desenvolver um plano de aquecimento e arrefecimento vocal.

Sendo que os monitores desportivos estão inseridos no grupo de risco a desenvolver perturbações vocais, esta deveria ser cuidada para um melhor uso deste utensílio de trabalho.

O trabalho da motricidade orofacial pode se adequar a alguns casos, exercendo a mioterapia estética da face.

A mioterapia estética da face é uma área de atuação do Terapia da Fala, que visa promover o equilíbrio, simetria e proporção dos músculos faciais, através de manipulação directa. É adequada a monitores de desporto/atletas, pois estes dão mais ênfase aos músculos corporais do que aos faciais, não tendo em conta que todos eles são importantes. Ou seja, ao desenvolver os músculos corporais, por vezes, os músculos faciais são esquecidos, podendo a idade corporal não responder à da cara.

Sendo assim, é possível considerar que é de extrema importância a intervenção do Terapeuta da Fala com monitores desportivos, devido à grande importância da voz no seu trabalho, bem como da aparência.

Marco Aveiro

Sem comentários:

Enviar um comentário