Mais uma vez publico um tema relacionado com motricidade orofacial, uma das áreas de intervenção da Terapia da Fala. Desta vez, irei abordar sobre o trabalho conjunto do Terapeuta da Fala e do Médico Dentista.
Atualmente é atribuída uma grande importância a um trabalho multidisciplinar, pois através de uma atuação de diversas valências em simultâneo surgirão resultados finais mais apropriados e desejados. Sendo assim, possível afirmar que o trabalho conjunto da Terapia da Fala e da Medicina Dentária trará resultados vantajosos.
O Terapeuta da Fala é o profissional responsável pela prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e estudo científico da comunicação humana e perturbações relacionadas, tendo em conta a fala e a linguagem, assim como as alterações relacionadas com as funções auditiva, visual, cognitiva, oromuscular, respiração, deglutição e voz.
O Médico Dentista é o profissional responsável por estudar, diagnosticar, tratar e prevenir todas as patologias orais e maxilares, bem nas suas estruturas anexas.
E como podem atuar os dois em conjunto?
A estabilidade das estruturas é um dos objetivos principais de ambas as valências.
O Terapeuta da Fala trabalha com a motricidade orofacial, para o tratamento do tónus muscular oral e facial, bem como o posicionamento dos lábios, das bochechas e da língua, tendo em conta ainda a adequação da respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala.
Considerando que a má postura de língua e a inadequação das funções anteriormente referidas são responsáveis por alterações no alinhamento dentário, é fundamental a intervenção do Terapeuta da Fala concomitantemente com a do Dentista, evitando assim recidivas.
Ou seja, como em outras patologias, é fundamental que os profissionais de saúde se integrem numa equipa multidisciplinar, pois, “unir-se é um bom começo, manter a união é um progresso e trabalhar em conjunto é a vitória” (Henry Ford).
Sem comentários:
Enviar um comentário